quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Projeto Parte do Rio - vídeo institucional

Vejam o vídeo institucional do mais novo projeto cultural idealizado pela Open Mind: o Parte do Rio.

Apresentando: Open Mind e Rede Globo.


O Parte do Rio é uma plataforma de parcerias-público privadas com a finalidade de conservar e revitalizar áreas públicas.

Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e com a Rede Globo / Globo Rio, o projeto criado pela Open Mind Produtos Culturais nasce sob a forma de um instituto voltado à pesquisa e implementação de projetos para espaços públicos, passando por workshops junto à comunidade, soluções em sustentabilidade, levantamento de necessidades locais, elaboração de calendário cultural e esportivo, intervenções arquitetônicas, benfeitorias, design urbano, etc. Será um elo de articulação entre a comunidade e o poder público, e deste com a iniciativa privada, com o intuito de restaurar o espaço urbano para o pleno usufruto do cidadão e de elevar a qualidade de vida da comunidade local (entorno). Trabalharemos no sentido de preservar e, por vezes, ressignificar estas áreas públicas, atribuindo-lhes uma vocação -- ou descobrindo-lhes uma vocação nova. Traremos "conteúdo" para praças, parques, bosques, mirantes e pontões, largos e quadriláteros, ruas, jardins, avenidas e outros ativos urbanos que estejam padecendo de algum tipo de "déficit funcional" -- esvaziados, degradados, sem atrativos, etc.
O Parte do Rio é muito inspirado nos conceitos de "placemaking" e "place branding", que visam construir espaços de convivência e sociabilidade, resgatando-lhes a identidade para com a vizinhança que os cerca.

O que pretendemos trazer para as áreas em que atuaremos:

• resgate da sociabilidade
• lazer e atrativos
• acessibilidade
• funcionalidade
• benfeitorias
• conservação
• integração dos moradores
• visibilidade
• segurança
• aumento de circulação de público
• resgate da identidade local
• pontos de referência

O instituto nasce também para dar centralidade aos processos de adoção de áreas, realização de benfeitorias públicas por parte de empresas, entre outras formas de parcerias público-privadas que beneficiem diretamente um espaço público, visando sua revitalização.
Uma ação sem paralelo no mercado brasileiro, e, talvez, mundial.


O cidadão e o espaço público





O estado de conservação e a vitalidade das áreas públicas são excelentes indicadores da qualidade de vida de uma cidade, refletindo a maneira como seus moradores interagem, convivem e usufruem do espaço urbano. Manutenção, acessibilidade, opções de lazer e atrativos, percepção de violência, iluminação, distância de casa, conforto, agradabilidade, verde, presença de conhecidos e vizinhos, entre outros, são fatores que regem a relação do cidadão os espaços públicos.

É andando pelas ruas que entramos em contato com o nosso verdadeiro espírito cívico. É nos parques que as estações ficam demarcadas, é ao redor de nossas lagoas que fazemos exercícios e levamos as crianças para passear, é nas pracinhas que andamos com nossos cachorros, e é nos mirantes onde contemplamos as belezas naturais.


Arco do Teles, Rio de Janeiro



Millenium Park, Chicago

Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro

Infelizmente, nem sempre o poder público pode se encarregar de olhar para seus ativos urbanos com o apreço que deveria, por haver nas cidades outras prioridades, tais como segurança pública, educação, habitação, saneamento, transportes e por aí vai. O lazer, a Cultura, os atrativos, o planejamento arquitetônico e a acessibilidade destes espaços acabam sendo relegados a um plano secundário, diante das premências do Município. E, assim, boa parte da sociabilidade e da identidade dos bairros são solapadas pelo esvaziamento destes espaços de convivência.É com o espírito de sensibilizar a vizinhança para um resgate destes espaços que entra o trabalho do instituto Parte do Rio – um esforço suplementar ao poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário